domingo, 23 de março de 2014

About




Olá, o meu nome é Samanta!

Sou Arquitecta de formação, nascida em Cascais junto ao mar e actualmente vivo no coração de Lisboa.
Há cerca de um ano apaixonei-me pela fotografia de comida e rapidamente conjuguei o meu estilo de alimentação a esta paixão que fizeram nascer o Eat Love.


Desde pequena que a alimentação saudável e o desporto fazem parte da minha vida (porque sempre tive muita facilidade em engordar) e claro, com muitos altos e baixos, e muitas asneiras pelo caminho, aprendi a ignorar a palavra dieta e abraçar um estilo de vida saudável e equilibrado que tem vindo a ser mais regrado desde que este espaço nasceu. 


Muitas vezes sou questionada acerca das minhas orientações gastronómicas, isto é, se sou pescetariana, vegetariana ou até vegan!
Vou confessar uma coisa: não gosto de rótulos, muito menos no que diz respeito a hábitos alimentares. 

Neste momento considero ter uma alimentação equilibrada onde entra o peixe e a carne, muitos legumes e muitas sementes.
No fundo sou adepta de uma alimentação variada onde faço questão de inserir alimentos o menos processados possível, ou seja, o mais perto do seu estado natural.

Apesar de tentar, nem sempre compro alimentos biológicos porque nem sempre tenho oportunidade, e também tenho, como qualquer pessoa saudável, ataques de gula, principalmente por chocolate! 

Tenho alguns truques na manga que me ajudam a manter este estilo sem grandes sacrifícios tentando sempre adaptar alguns pratos a uma versão saudável:

. Substituo a farinha, o arroz ou as massas brancas sempre pelas versões integrais;

. Os cereais de pequeno almoço passaram aos flocos de aveia integral;

. O iogurte açúcarado passou a natural e grego de preferência;

. Sempre que quero adoçar algum prato uso mel de preferência biológico;

. Passei a introduzir legumes verdes (couve, alface, bróculos, espinafres) nos meus sumos naturais;

. No lugar das manteigas/margarinas opto pelos cremes de frutos secos como a pasta de amêndoa, amendoim, sésamo e sementes de abóbora;

. Como mais peixe e carnes brancas;

. Tento sempre evitar o leite animal mas por uma questão de intolerânica, e por isso opto pelos leites alternativos como o de aveia, arroz, amêndoa ou côco;

. Nomes como Quinoa, Spirulina, Chlorella, Chia passaram a fazer parte do meu dicionário!

. Fazer desporto, nem que seja 20 minutos por dia, passou a ser a minha religião!


Sou alguém que tenta cuidar de si própria através de uma boa nutrição, e quem me conhece já me deve ter ouvido dizer que através de uma boa alimentação/nutrição juntamente com desporto conseguimos evitar uma série de doenças, construir dentro de nós uma saúde de ferro e evitar as tais idas ao médico e a toma de medicamentos por tudo e por nada. 

Neste momento posso dizer que só visito um médico em situações agudas e mesmo que me sinta um pouco mais em baixo, o que é normal, as minhas constipações são leves e  muito fáceis de recuperar.

Não sou nutricionista nem tenho qualquer formação nessa área. Sou simplesmente uma entusiasta da nutrição, pesquiso, leio e interesso-me por aquilo que ingiro.
Acredito religiosamente que somos, em grande parte, aquilo que comemos! 
Se comermos alimentos ricos e que nos fazem bem o mais certo é termos um aspecto saudável e brilharmos de dentro para fora e isso vê-se! Acreditem!

Convido-vos a experimentar não uma dieta, mas um estilo de vida que vos vai ajudar a sentir melhor, com mais vitalidade e energia para dar e vender!


Samanta McMurray


Sem comentários:

Enviar um comentário