quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Eat Love - Homemade granola!

A ideia de acordar de manhã e fazer um pequeno almoço personalizado sempre me fascinou. Já lá vai o tempo em que comprava cereais de pacote e em 2 segundos os misturava com leite para por fim devorá-los. Agora, com o passar do tempo e com uma dose de curiosidade bem mais avultada aprendi a fazer os meus próprios cereais, algo que ao princípio parecia longo e demorado mas se reservarmos esta tarefa para um fim-de-semana poder-se-á tornar num programa bem divertido!
A chamada granola pode ser feita com praticamente todo o tipo de sementes, frutos secos e farelos que quisermos o que dá uma certa elasticidade e, vamos ser honestos, jeito a quem tem a dispensa entupida de restos de aperitivos – amêndoas, amendoins, avelãs, pistachios e afins!
Mais saudável não podia ser!
Ingredientes
Para a granola…
. 2 copos de aveia
. 1 copo de amêndoas laminadas
. 1 copo de avelãs
. 1 colher de sopa de sementes de girassol
. 1 colher de sopa de Chia
. 1 colher de sopa bem cheia de óleo de côco (podem usar azeite)
. 2 colheres de sopa de mel (podem usar maple syrup)
Para a taça de pequeno almoço…
. 3 colheres de iogurte grego natural
. 2 colheres de granola
. 1 tangerina
. 1 fio de mel
Acompanha: Iogurte, leite, sumo, batidos e fruta.
Numa tigela misturar a aveia, as amêndoas laminadas, as avelãs cortadas aos pedaços, as sementes de girassol e a chia. Deitar a colher de óleo de côco e o mel e misturar bem até envolver tudo.
Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar uma travessa de ir ao forno com papel vegetal e cobrir com a mistura previamente feita e colocar no forno. Com a ajuda de uma colher de pau ir mexendo a granola de forma a tostar totalmente trazendo a granola que está no fundo para cima a fim de ficar toda dourada – os frutos secos são muito sensíveis por isso peço para que tenham cuidado para não deixar queimar!
Desligar o forno e deixar arrefecer dentro dele – assim a secagem é mais rápida. Se quiserem podem adicionar fruta desidratada como côco ralado, passas, alperces ou ameixas mas atenção, estas não podem ir ao forno pois queimam-se com muita facilidade.
Nota: Para manter a granola bem crocante guardar num frasco hermético.
Eu gosto da minha granola bem tostadinha pois os sabores ficam mais realçados e fica mais crocante! e o cheirinho que fica pela casa toda?

Uma delícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário