segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Eat Love - Blackberry End of Summer Salad!












Desta vez  foram as últimas amoras...doces, doces, doces! Fazem-me lembrar os verões da minha infância, passados em Trás-os-Montes, numa aldeia chamada Caniçó, onde a única regra que a Avó nos dava era "só vos quero aqui ao pôr-do-sol". 
Parece que foi ontem...quando acordávamos com as galinhas e seguíamos sorrateiramente os pastores e as suas vacas, saltitando pelos montes abaixo de toalha ao ombro e um pão com marmelada no bolso.
Tudo para nós era uma brincadeira. Transformámos a casa da lenha num café, o canastro do vizinho num talho, o quintal das traseiras era o nosso parque de campismo. 
A nossa piscina era o tanque da Tia e a nossa praia era o poço do Piago, de seixos rolados e águas transparentes e geladas...como eram frias aquelas águas onde mergulhávamos vezes sem conta até ficarmos roxos. 
No final do dia, depois de apanharmos um saco de amoras pretas, de joelhos esfolados e mãos picadas pelas silvas, regressávamos a casa onde a avó nos recebia com um arroz de cabidela quentinho, ou, por vezes, a nosso pedido, umas batatas fritas do nosso campo com ovos estrelados das nossas galinhas. 
À cabeceira estava o Avô, sempre sorridente com os seus pequenos à sua volta e o seu copinho de vinho em barro na mão, passáva-nos a mão pela cabeça e dizia "os meus meninos..." e sorria de olhos a brilhar de alegria.
Chegava a hora de ir dormir, a avó ia sempre espreitar ao nosso quarto para ter a certeza que não estávamos a fazer das nossas, e nós riamos por entre dentes debaixo dos lençóis,  à espera de adormecer, impacientes por mais um dia de aventuras.

É caso para dizer...como era linda a minha infância...


Depois deste araque de nostalgia, e para finalizar em grande acompanhamos esta salada com um belo requeijão de Seia comprado na pitoresca e sempre repleta de 
coisas deliciosas, Manteigaria Silva! Já lá deram um salto?

(scrool down for english version)


























Ingredientes (para 1 pessoa)

* 7 folhas de Alface

* 1 mão cheia de rúcula

* 1 tomate

* 1 pepino pequeno

* 4 fatias de requeijão

* amoras (quantas quiser)

Para o molho...

* 1 colher de sopa de azeite

* 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

* 1 colher de café de mostarda antiga

* 1 colher de sopa de sumo de amora

Lavar e cortar todos os ingredientes e dispô-los num prato terminando com o requeijão e as amoras. Para o molho, colocar todos os ingredientes numa tigela e bater com uma vara de arames até formar um molho homogéneo. 
Podem terminar com um fio de mel se desejarem.


* * * 

Hmm...It seems that summer is saying goodbye but we don't him. At least I don't!
Although I wasn't at Lisbon last week (I will keep you posted on that matter later), it seems that all the beaches got crowded again with the crazy hot weather!
Even when we already crave a blanket on our legs, a comfort soup and a nice glass of wine, it seems nice to kiss Summer goodbye with a colorful and fresh salad!  don't you think?
This time I used the last juicy blackberries of the season...super sweet and married them with the best cottage cheese ever! I bought this one at the wonderfull Manteigaria Silva, in Rossio, Lisbon! 


Ingredients

* 7 Lettuce leaves

* 1 hand full of rocket/arugula

* 1 tomato

* 1 small cucumber

* 4 slices of cottage cheese

* blackberries (as many as you wish)

For the sauce...

* 1 tbs of olive oil

* 1 tbs of red balsamic vinegar

* 1 tea spoon of moustard

* 1 tbs of blackberry juice

Wash and slice all the ingredients and add them on a bowl finishing with the cottage cheese and the blackberries. For the sauce, mix all the ingredients on a bowl and whisk them all toghether. You can finish with a little bit of honey if you wish.


E vocês? Qual a vossa salada de despedida?

* * * 

And what about you? What's your favourie "goodbye summer salad"?


Visitem o EATLOVE no Facebook e façam like se gostarem das nossas receitas! 
Podem também seguir o Instagram @eatlovewithlove


                                     Visit our Facebook page and like it if you enjoy our recipes!
   You can always follow my Instagram @eatlovewithlove


6 comentários:

  1. uma belíssima infância, sem sombra p dúvidas. A salada da despedida foi grão de bico, com feta e tomate coração de boi. Com muito majnericão fresco, azeite bom e vinagre balsâmico. Simples, mas a deixar saudades :)

    ResponderEliminar
  2. Nem sabes o parzer que teria em comer essa saladinha.
    Adoro amoras e requeijão :)
    E adorei a forma como falas e contas pormenores da tua infância.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que memórias maravilhosas e preciosas! Gosto tanto de requeijão de seia, então com as amoras! :) boa combinação! beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso! Tenho que experimentar!
    Adorei conhecer o blog!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada a todos pela visita! :)

    ResponderEliminar
  6. Uma combinação de sabores deleitosa e atraente.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar