quarta-feira, 29 de maio de 2013

Eat Love - Guilty pleasure cake parfait!


É certo e sabido que a utilização de ervas aromáticas nas nossas aventuras gastronómicas é senão a melhor, uma das melhores formas de realçar o sabor sem adicionar calorias. Nos últimos dias tenho aventurado a minha pessoa no mundo do manjericão. Não sei se será por estarmos quase a chegar à época dos manjericos (Santos Populares), mas o que é certo é que esta plantinha simpática sempre me aguçou a curiosidade em utilizá-la nos mais diversos preparados.
O manjericão, mais utilizado na cozinha italiana, estreia-se por aqui com uma primeira de muitas receitas (já sabem como sou quando embico num ingrediente), desta vez, calorias à parte, num guilty pleasure de fazer água na boca! 

We all know that using herbs as part of our diet is the best  way to cook with flavour without the calories.  On the last few days I've been trying to create some recipes with Basil, not a very traditional herb here in Portugal, except on our traditional Santo António Day on 13th June that we all have a little basil plant in our homes. 
As an italian popular herb, this time I'm going to show you the first (and not last...we all know how I can be pretty obsessed with some ingredients) recipe with this special and tasty herb and create a guilty pleasure to die for!


Ingredientes para 1 copo

* 1 fatia de bolo de laranja

* 2 pêssegos

* 4 folhas de manjericão

* 1 iogurte grego natural

* 1 colher de sopa de vinho do porto

Para o bolo

* 2 ovos

* 2 chávenas de farinha

* 1 chávena de açúcar mascavado

* Sumo de 2 laranjas

* 1/2 chávena de azeite ou óleo de amendoim 


Vamos começar com o bolo de laranja. Comecem por juntar os ingredientes secos em primeiro lugar e depois os líquidos em separado para no fim os juntarem até obterem um creme. Atenção: O óleo é sempre adicionado no fim de juntar todos os ingredientes (servirá para dar mais humidade ao bolo)
Untar uma forma com um pouco de óleo com a ajuda de papel absorvente (molhar o papel em óleo e aplicar na forma) e colocar um pouco de farinha à medida que se roda a forma para ficar homogéneo e colocar a massa do bolo. Levar ao forno pré aquecido a 180º por uns 20 minutos (aprox). Testem com o palito para ver se está cozido!
Desligar o forno e deixar o bolo arrefecer de preferência dentro do forno. Após o bolo arrefecer cortar uma fatia de desfazê-la em pedaços pequenos (esfarelados) e reservar.

Para a salada de pêssego e manjericão, cortar os pêssegos em pequenos pedaços e adicionar o vinho do porto. Picar o manjericão e adicionar ao pêssego demolhado. Misturar bem e reservar.

Para servir, usem um copo bonito, de vinho ou champagne, que seja trasnparente para as camadas serem vistas. Comecem pelo bolo esfarelado na primeira camada, seguido do iogurte grego e terminem com a salada de pêssego. Podem colocar mais uma colher de sopa de iogurte e uma folhinha de manjericão! 

Deliciem-se!

Ingredients

* 1 slice of orange cake

* 2 peaches

* 4 basil leafs

* 5 tbs of natural greek yogurt 

* 1 tbs of Port wine

Cake ingredients

* 2 eggs

* 2 cups of flour

* 1 cup of brown sugar

* juice of 2 oranges

* 1/2 cup of olive oil or peanut oil

Let's start with the cake. First mix all the dry ingredientes and the liquid ingredients separatly. Mix them together till you get a smooth texture.
Note: add the oil as the last ingredient (it will moist the cake)
Put a little bit of olive oil in the cake pan and add a sprinkle of flour so the cake wont stick. Add the cake dough to the pan and put it on the pre-heated oven ( 350F) for 25 min (aprox).
Turn the oven off and let the cake cool down inside. Take a slice and crumble it into pieces. Save it for later.

For the peache salad, cut the peaches into little pieces, add the wine and the  chopped basil. Let it rest.

Serve in a nice wine or champagne glass. Layer the crumble first, then the greek yogurt and finish with the peach salad. At last you can add another tbs of greek yogurt and a basil leaf to make it perfect!

Delight yourselves!

Visitem o EATLOVE no Facebook e façam like se gostarem dos nossos temas! 


                                Visit our Facebook page and like it if you enjoy our recipes!








5 comentários:

  1. Também sou uma fã de manjericão e considero uma erva aromática muit versátil: no outro dia publiquei uma receita de um bolo de azeite, iogurte grego, limão e manjericão que estava de comer e chorar por mais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ondina! Pois é! Agora ponho manjericão em tudo e estou à espera de algum prato em que não fique bem mas parece complicado! Vai ser até enjoar! :) Vou partilhar aqui mais receitas com esta maravilha!
      Adoro as suas receitas!! :) Parabéns e um beijinho!

      Eliminar
  2. Eu estou um pouco como tu, mas é essencialmente por ter comprado um manjericão e agora pensar que tudo pode levar essa erva :P
    Esta sugestão é optima, e de certeza que sem as fatias de bolo também irá ficar maravilhoso.

    ResponderEliminar
  3. Também gosto tanto de manjericão! E adorei as tuas fotos :)
    Este parfait está delicado, perfumado e delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar